“Paisagem urbana é a arte de tornar coerente e organizado, visualmente, o emaranhado de edifícios, ruas e espaços que constituem o ambiente urbano”, conceituou o arquiteto e consultor britânico Thomas Gordon Cullen em 2013. A melhoria do design urbano e a valorização de espaços contribui com a imagem externa e interna da cidade, e potencializa a economia local atraindo investimentos públicos e privados.
Os desafios do planejamento urbano são muitos, entre eles, alinhar os discursos e ideias de arquitetos, paisagistas, urbanistas, horticultores e ambientalistas para melhorar o ambiente urbano e natural. O painel “Diálogos da Cidade” com curadoria de Regina Monteiro, arquiteta urbanista, idealizadora da Lei Cidade Limpa, Superintendente da Paisagem Urbana da São Paulo e presidente da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana de São Paulo (CPPU), propõe ações que podem transformar as cidades em patrimônio sustentável, e apresenta visões e estratégias para um modelo de cidade que potencialize o espaço urbano como recurso de lazer dos habitantes promovendo, assim, o desenvolvimento de novas economias.
O evento conta com a participação do idealizador Marcelo Palinkas, jornalista e professor universitário, responsável pela implantação da Lei Cidade Limpa em Ribeirão Preto e a convidada Claudia Grangeiro, arquiteta urbanista, responsável pela área de mobiliário urbano e paisagem da prefeitura do Rio de Janeiro. Claudia, trabalhou com a preparação da Cidade para a Rio 2016.

18 de Agosto de 2018

Das 14 as 17h

Inscrições: www.unibescultural.org.br

Realização: e.m.projects, Unibes Cultural, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Ministério da Cultura

Compartilhe este conteúdo: